A Importância De Definir o Micro Nicho Em Sem Negócio de crochê


Talvez você não saiba a importância para o seu negócio de crochê ter um micro nicho definido.  Talvez você nem saiba o que é um nicho ou micro nicho. Talvez você esteja começando um negócio agora, ou tenha esse desejo. Entenda que todo começo  é difícil, e saber como começar, com certeza evitará que você perca muito dinheiro. Leia com atenção esse artigo que preparei com muito carinho para te ajudar a ser mais especifico, e com isso ajudar alavancar o seu negocio de crochê.

É muito comum que mesmo os empreendedores mais experientes tenham dúvidas sobre o que é nicho no mercado de artesanato, principalmente, como definir um. Mas isso é importantíssimo para o crescimento da sua empresa. Principalmente se você está começando um negócio com poucos recursos e um investimento ainda baixo. Definir um micro nicho dentro do seu nicho, vai te ajudar a concentrar seus esforços onde eles têm maior probabilidade de dar certo. É comum que novos empreendedores acabem abocanhando mais do que podem mastigar.
Principalmente quando vemos tantas empresas de sucesso que lidam com uma variedade tão grande de nichos. Mas pode constatar: a grande maioria delas começou a atuação com um nicho e sendo mais especifico, com micro nichos. Alcançar autoridade com um público selecionado pode ser o caminho mais rápido para se tornar a próxima gigante do mercado!



Dentro do segmento do artesanato, existem vários nichos, como por exemplo: costura criativa, biscuit, bordado, crochê e etc. 
Porem, dentro destes nichos, ainda podem ser extraídos os micro nichos, deixando o seu negócio ainda mais específico. Como os assuntos deste blog giram em torno do nicho crochê, e como o titulo deste artigo mesmo sugere, vou usar exemplos referentes a esse nicho apenas. Então digamos que você faça crochê apenas para a família, por hobby, e agora esta interessada em ganhar dinheiro com o crochê, não apenas como uma renda extra, mas montar um negócio sólido, ser reconhecida como uma autoridade no assunto, 
você precisará definir quanto ao micro nicho que deseja trabalhar. 
Mesmo que você saiba fazer de tudo relacionado ao crochê, montar um negócio, oferecendo de tudo, não será bom. Não estou dizendo que você não terá encomendas, não é isso. Mas se você pretende obter um crescimento exponencial e lucrar alto, vivendo de sua arte, você precisa definir um micro nicho. 

E quais são os micro nichos do crochê e como defini-lo? Bom, existem vários, como por exemplo: Amigurumis, bolsas, tapetes, bijuterias, roupas, biquínis, objetos decorativos e etc... Definir um micro nicho te dá a oportunidade de se dedicar somente a ele, fará você atingir um público alvo específico, podendo fazer de você referência no assunto. Você só precisa se identificar com o que você mais ama fazer, tem sempre algo que se destaca, que você faz com vontade, com prazer. Que te motiva a buscar inspirações, que te desafia a criar coisas novas. Enfim, com isso, o resultado será satisfatório.


Vamos usar o exemplo do micro nicho amigurumi, que faz muito sucesso e é super rentávelVocê ama fazer amigurumis, e você já se decidiu que é com isso que pretende trabalhar. Então se empenhe para fazer os melhores amigurumis. Pesquise tendências, teste cores e formatos, adquira gráficos e receitas novos, crie uma identidade, uma marca na mente dos cliente, ou seja, um jeito só seu. Crie, inove. Ofereça novidades. Com certeza e possível fazer mais do mesmo. 
Com o amigurumi, você pode trabalhar com os bichinhos, com bonecas, com móbiles, com quadrinhos, enfim, teste esses produtos. A medida que você vai se aperfeiçoando, investindo em conhecimento e ferramentas, você vai crescendo naquele micro nicho e se tornando autoridade no assunto.

Talvez você esteja questionando: "Mas por que não posso trabalhar com o nicho de crochê, sendo abrangente, tendo uma variedade de peças?" Vamos imaginar, uma lojinha online, ou um perfil comercial no Instagram, e por falar em Instagram veja também nosso artigo Dicas Para Vender Crochê no Instagram. Então continuando... 
Você tem uma lojinha de amigurumis, e ai você resolve divulgar também biquinis e bolsas. Passaria uma comunicação confusa a respeito de sua loja. Se no caso fossem os biquínis e bolsas praianas, beleza! Toda sua divulgação seria voltada para o público alvo, o público segmentado, ou seja, pessoas que buscam
roupas e acessórios para praia. Esse público alvo específico com certeza não estaria interessado em seus amigurumis. Compreende agora a importância de se definir o micro nicho dentro do nicho crochê? Misturar micro nichos diferentes, atrairia públicos mesclados, e para um negocio ser bem sucedido, é muito importante que o publico alvo seja definido, seja específico

Observe a marca Pica Pau, ela criou um estilo próprio de amigurumis, e só em olhar para a peça já sabemos que pertence a marca. A foto abaixo é deles.


Fazer o mesmo que todos fazem, só te faz mais um artesão. Se você quiser viver do crochê, então faça o melhor que você puder fazer, se inspire e crie coisas diferentes. Alias, é muito importante saber a diferença entre copiar e se inspirar. Não copie o que outros artesãos fazem, mas se inspire. Sabe quando você olha uma peça e diz: "Isso aqui me deu uma boa ideia!" Solte a criatividade, coloque a sua identidade, algo que identifique a sua marca, não importando onde o cliente veja a sua peça, ele saberá que aquela peça é criação sua. Imagina que máximo! E como o seu produto é diferenciado, o valor de suas peças também podem ser. Existe uma marca que faz quadrinhos com amigurumis que chegam a custar quase R$ 500,00.
E detalhe, fazem muito sucesso. Por que eles geram valor, criaram uma identidade, definiram um público alvo e consequentemente, alcançam resultados excelentes.

Você tem que trabalhar sempre com o mesmo micro nicho? Não, necessariamente. Quando sua marcar já estiver solida no mercado, quando você tiver recursos o suficiente para expandir o seu negócio, você poderá agregar outros produtos do mesmo nicho que tenha a ver com seu público alvo. Essa loja que citei acima, começou com os quadrinhos e hoje com a expansão de seu negócio, vendem outros produtos para o mesmo público.
Meu conselho é: Não despreze os pequenos começos. Comece pequeno, mas comece. O importante é tomar uma atitude em relação ao seus sonhos, projetos, objetivos, seja lá qual nome você queira dar. Sem atitude, nada acontecerá.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco da importância de um micro nicho para seu negocio de crochê.

Desejo muito sucesso para você, e que viver do crochê seja uma realidade em sua vida.

Um beijo e ate o próximo artigo!

Veja também: Viver do Crochê - 5 Dicas Importantes


 como ganhar dinheiro com crochê

Postar um comentário

0 Comentários