É possível viver do crochê? Sim, super possível!
Mas se essa não é a sua realidade, se você não esta conseguindo viver do seu artesanato, preste bastante atenção nestas 5 dicas que iremos te ensinar!
Viver de artesanato não é fácil mas é uma tarefa muito gratificante. Você têm noção de quantas peças que você já fez estão na casa de outras pessoas, estão alegrando a vida de outras pessoas? Pois isso é incrível! Pouquíssimas pessoas no mundo têm essa oportunidade, de poder impactar a vida de outras pessoas através de um presente, através de um dom, através de um talento, algo que foi criado através das suas mãos. Mas muitas pessoas se esquecem de coisas importantes, muito fundamentais para que possa ter sucesso fazendo o seu artesanato e viver do mesmo, fazendo disso um negócio.
Você sabia que definir um nicho de mercado pode te ajudar a conquistar mais sucesso e autoridade para o seu negócio?
O conceito de nicho de mercado é importantíssimo para o plano de marketing de seu negocio. É importantíssimo para o crescimento de seu negocio. Principalmente se você está começando um negócio com poucos recursos e um investimento ainda baixo. Nesse caso optar pelo micro nicho seria ainda mais interessante, e eu vou te provar mais abaixo.
Se você quiser fazer tudo ao mesmo tempo é complicado, porque você não vai atingir público nenhum, você não vai ser referência em nenhum assunto. Imagina você montando sua lojinha, ou sua Fanpage, ou mesmo montar um mostruário para apresentar sua peças as pessoas. Imagina que você faça amigurumis, mas também biquíni. Ambas as peças fazem parte do nicho de crochê dentro do mercado de artesanato, porem são micro nichos diferentes, entende? Com os amigurumis, você atinge um determinado público, com biquínis outro.
Porque as pessoas que estão em busca de amigurumis, estão com necessidades que o biquini não vai suprir, compreende? Pode ser que aconteça a venda, sim, mas na regra não. Você precisa criar a sua marca na mente das pessoas, ser referência naquele tipo de produto. Você ja viu algumas lojinhas no Instagram que vendem quadrinhos com amigurumis? São lindos, fofos, feitos com muita perfeição. Algumas delas, ja se tornaram referência nesse micro nicho, e muitos daqueles quadrinhos custam quase R$ 500,00. Isso mesmo que você leu! E o publico fica enlouquecido querendo comprar. Já parou para pensar que essa artesã, com apenas 10 encomendas, estará lucrando quase R$ 5.000 por mês?!
Quando você domina aquela técnica, se aperfeiçoa, se torna referência,o seu trabalho é reconhecido e valorizado.Então foque no micro nicho que você mais ama fazer, pode ser amigurumis, roupas de praia, enxoval de bebê, bolsas, tapetes, vestidos.
Enfim, independente do que você fizer, faça com amor, dê o seu melhor, se especialize naquele assunto, busque inspirações para criações de novas peças.
A segunda dica é, anote tudo. Eu sei que é possível se organizar através de algumas ferramentas no computador ou celular, mas nem todos estão familiarizado com esses tipos de recurso. Não tem problema, use um bloco de notas, um caderno, enfim, não importa os meios que você vai usar, mas crie o hábito de anotar tudo. Muita gente deixa de faze-lo e eu entendo por que falta tempo pra gente que é mãe, dona-de-casa, empreendedora, artesã, e as vezes o tempo é pouco para tantas tarefas. Também tem muitos homens que são artesãos, não podemos esquecer deles, claro.
Mas você precisa administrar o seu negócio. Você precisa administrar o seu tempo. Se você realmente deseja trabalhar com a venda de seu artesanato. A primeira coisa que você precisa fazer é anotar tudo que você tem e faz. O quê você tem de material, o que está faltando pra você, quanto você já investiu em treinamentos, quanto você já investiu em material de apoio como gráficos e receitas, em ferramentas para você fazer esse tipo de artesanato, quanto tempo do seu dia você pode se dedicar a isso. Então quando você coloca no papel, você consegue visualizar aquilo que você tem e aquilo que você precisa ter.
Quando você fizer alguma venda você anota, não importa se você começou hoje ou já algum tempo, você precisa anotar tudo referente ao seu negócio. Anote todas as encomendas, tipo tamanho da peça, quanto gastou de material para faze-la, quanto tempo gastou para produzi-la. Isso vai te ajudar e muito na hora de precificar as suas peças.
Anote também todas as vendas, por quanto vendeu, quanto lucrou.
Se você administra bem seu tempo, se administra bem o seu investimento, o seu negócio, com certeza você consegue visualizar o que é preciso para melhorar e o que é preciso continuar fazendo, o que está dando certo. Ter um negócio organizado te possibilita estabelecer metas e alcança-las.
A terceira dica é se aprimore.
Você não pode trabalhar em cima da mesma peça o tempo todo.
Você precisa abrir sua mente para coisas que talvez você nunca tentou fazer antes. Você não precisa inventar a roda, só precisa melhora-la, diferencia-la, dar o seu toque, se aprimorar, inovar.
Por exemplo, antes se fazia uma bolsa de crochê com o fio de lã, hoje você pode criar bolsas lindas e modernas, com fio encerado, fio de malha, cordinha e etc. Quem decidiu fazer do mesmo coisas diferentes? As pessoas ousadas, criativas, que decidiram inovar.
Talvez você faça algumas peças que não são tão rentáveis, talvez você está trabalhando muito e está se dedicando há coisas que não têm um lucro satisfatório. Então é importante você parar e analisar o que você tem feito que está te dando muito lucro e menos trabalho, e o que você tem feito que está dando muito trabalho e não está dando lucro. Questione-se!
O que eu preciso fazer para me aprimorar? Para desenvolver o meu negocio? Será que eu posso ir só levando do jeito que está ou eu quero levar isso para um nível mais elevado?
Invista em treinamentos, cursos, revistas, pesquisas, busque inspirações para criar novas peças. Decida fazer uma capacitação no Sebrae para micro empreendedor. Você pode fazer uma consultoria e eles podem te orientar, no próprio Sebrae você pode abrir um MEI se quiser, o que eu não aconselho pelo menos no inicio. Quando você começa com poucos recursos, você precisa de algo que lhe dê retorno, que seja investimento e não despesas. Caso não exista uma agência do Sebrae próximo a sua casa, aproveite os treinamentos online, como por exemplo o Negócios de Artesanato. São muito mais baratos que os treinamentos presenciais e te capacita da mesma forma. Quando você busca conhecimento, você se torna uma empreendedora, dessa forma você verá seu negócio com outro olhar, pode acreditar. Se você se aprimora, se você estuda, se você investe em treinamento, se você investe em você mesmo e no seu negócio e aplica o que aprende, com certeza você vai conseguir viver do seu artesanato.
O quarto passo é divulgação. E a internet é o melhor lugar para isso. Quem não divulga na internet está perdendo tempo e dinheiro, está perdendo excelentes oportunidades.
Mesmo na era digital é possível ver muitas artesãs saírem vendendo suas peças, limitadas apenas a sua região, porque não sabem trabalhar com a internet, não sabe fazer uma postagem no Instagram. Não estou querendo dizer, que você não possa vender fora da internet, de forma alguma. Mas a melhor e maior ferramenta de marketing para o seu artesanato, é a internet, é nas redes sociais. Têm muita artesã que não trabalha com o WhatsApp, que não trabalha com o Instagram, que não trabalha com o Facebook e etc. O seu negócio precisa estar na internet, isso é fundamental. E não é apenas divulgação que você pode fazer pelas redes sociais, mas também muitas vendas.
Talvez você não entenda muito de tecnologia, de marketing digital, não se preocupe. Hoje é possível encontrar diversos treinamentos excelentes, alguns desses treinamentos são bem abrangentes, ensinando o artesão usar todas as plataformas, outros são bem específicos, como o Facebook Para Artesanato e Como Vender Artesanato Com Pinterest e Instagram. O importante é obter conhecimento que vai te ajudar no crescimento de seu negócio. Você não precisa estar em todas logo no início, mas precisa estar em algum lugar. As redes sociais podem ser uma mina de ouro, se você souber explora-las da maneira certa.
A quinta dica é, você precisa valorizar o seu trabalho.
As vezes você pode ficar pensando: Ah, mas tanta gente faz crochê, isso não dá lucro não. Realmente tem muita gente que faz, mas se você ficar dando desculpas o tempo todo por causa de pessoas que estão fazendo a mesma coisa que você, só você não vai desfrutar do que o seu talento pode te proporcionar. Porque o outro sim.
Se todos os empreendedores, empresários pensassem assim, não existiria Ricardo Eletro concorrente da Ponto Frio. Não existiria o Bob's concorrente do Mac Donald, não existiria vários salões de beleza, só existiria um salão de beleza na sua cidade.
Você precisa entender que existe espaço para todo mundo, você só precisa conquistar o seu. Se você buscar o seu diferencial, buscar trabalhar com criatividade e valorização de seu cliente, valorização do seu trabalho, o seu lugar já esta garantido. Tem muitas pessoas que têm medo de cobrar pelo seu produto porque elas mesmas estão desvalorizando o seu produto, ficam com vergonha, ficam inseguros de mostrar para outras pessoas o seu talento. Mas entenda uma coisa muito importante, o crochê sem as suas mãos não é nada, é apenas novelo e agulha. Quando você pega suas mãos que tem o talento e faz uma peça, um lindo amigurumi, um vestido, um tapete, enfim, aquele material faz sentido e deixa de ser apenas uma lã enrolada no novelo. Aquilo tomou forma, por causa de você, do seu talento. Então você tem que aprender a valorizar o seu trabalho, a abrir sua mente, porque se você quer viver de artesanato é muito mais importante você mudar sua mentalidade primeiro, é muito mais importante você se preparar para receber o que a vida, o que as oportunidades trarão pra você. Porque a partir do momento que você "gira a chave" na sua cabeça, com certeza as coisas começam a acontecer. Não é fácil, Não é da noite para o dia, não é uma coisa que te fara ganhar rios de dinheiro amanhã.
É preciso trabalho, é preciso determinação, foco, força de vontade, que com certeza você vai conseguir viver da sua arte e do que você ama.
Espero que, no geral, este artigo tenha lhe dado algumas dicas úteis para que você possa começar a mover seu negócio de crochê rumo ao sucesso!
Tem uma frase que eu gosto muito do Coach Paulo Vieira, que diz assim: "Tem poder quem age!"
Que você possa ser motivado a agir e ir em busca de seus objetivos, porque você pode sim viver do talento de suas mãos, que Deus te deu e abençoou.
Só depende de você!
1 Comentários
Amei a diga,abriu minha mente,amo crochê,amo peças novas,foto do que faço
ResponderExcluirFazer alguém feliz é maravilhoso.