Você divulga seus produtos no instagram mas não consegue engajamento do publico? Tem duvidas de como usar essa ferramenta ao seu favor? Deseja atrair mais clientes e expandir seu negocio? Então aproveite algumas dicas importantes que irei te passar agora!
Vamos falar um pouquinho sobre como vender o seu artesanato no Instagram, você já está presente nessa rede social? Se não, saiba que o Instagram tem sido muito importante no setor de artesanatos, vários artesãos tem alcançado ótimos resultados em seus negócios.
Muitos artesãos que antes vendiam pouco, ou quase nada, se surpreenderam depois que começou a utilizar o Instagram para divulgar seus trabalhos, o envolvimento aumenta e muito quando o seu negocio esta nas redes sociais, principalmente quando você as usa de forma correta. Claro que eu poderia ficar horas aqui te ensinando como usar essa ferramenta tão importante, mas hoje eu quero deixar aqui algumas dicas bem simples, mas muito importantes pra você fazer sucesso no seu Instagram.
A primeira dica é, crie uma conta comercial.
Se você vai utilizar para fins profissionais, não utilize a sua conta comercial para postar conteúdos da sua família, conteúdos pessoais. É importante você manter o profissionalismo e postar apenas os seus produtos, conteúdos relevantes para o seu público. E lá na bio do Instagram, na descrição do seu perfil, é muito importante você sempre deixar muito claro o que você vende, a cidade em que você está e um meio de contato, para que aquele seguidor que esta visualizando o seu perfil possa entrar em contato com você, pedir orçamentos, fazer suas encomendas.
Segunda dica, teste os horários que o seu público está mais presente nessa mídia.
Isso faz uma grande diferença, pois cada público tem sua frequenta nas mídias sociais. Por exemplo, em determinados horários público de mães de bebês e crianças pequenas, geralmente estão nas redes sociais mais à noite quando os filhos estão dormindo. Então pense no seu perfil, no seu produto, em qual é o perfil do seu público, começa a monitorar quais os horários ele está mais presente para que você faça suas postagens nesses horários. Você pode fazer testes postando suas fotos em horários diferentes, observe em que horários eles recebem mais curtidas, comentários, enfim, mais engajamento. Definiu o horário? Beleza! Faça posts sempre naqueles horários.
Terceira dica, você postar trabalhos não necessariamente só autorais, ou seja, aqueles trabalhos criados por você.
você também pode postar trabalhos no Instagram de artesãs que você admira, mas por favor, sempre dê os créditos a artesã. Coloque a hashtag repost e marque o perfil da artesã para que ela saiba que você está divulgando, e para que os seus clientes também
saibam que aquele produto não é seu, mas que você trabalha naquele ramo. Não necessariamente de uma concorrente, por que isso vai enfraquecer o seu negócio, pode ser uma inspiração, algo que complemente o seu trabalho. Você pode estar repostando de um perfil internacional, por exemplo. Pois será muito mais fácil e preferível comprar de você do que de uma artesã de outro país. Pois tem a questão do dólar, do frete, enfim, tudo isso vai pesar ao seu favor, então você não correrá riscos de perder a cliente para a concorrente. Você vai variar o seu Feed com outras fotos, porem, não vai perder a venda.
Quarta dica, coloque sempre uma marca d'água da sua marca nas suas fotos. (Veja o exemplo acima)
Isso é muito importante, mas ela não deve chamar mais atenção do que o seu produto. Então precisa ser uma marca d'água discreta em um dos cantos da foto. Isso é importante para o fortalecimento da identidade da sua marca na mente dos seus seguidores, dos seus potenciais clientes, desde que isso não atrapalhe a foto do produto. Lembrando que o Instagram e uma rede social composta por imagem, agora também é permitido vídeos, e isso também é muito importante.
Porem, para quem trabalha com produtos, não da para encher o Feed de videos, com certeza as fotos estarão em maior quantidade. Então capriche nas fotos e não polua visualmente suas fotos com marca d'agua que atrapalhe o público de ver com clareza o
o seu produto. Pois do contrário, eles não terão interesse em saber mais sobre o mesmo.
Procure escolher as cores da sua marca, porque você sempre vai trabalhar com aquelas cores, pelo menos duas ou três cores, também identifique algumas fontes, assim quando o seu seguidor ver aquela foto, ele já vai rapidamente associar a sua marca. Você não pode deixar um perfil confuso, sem identidade.
Quinta dica, capriche nas fotos.
No Instagram é importante você se preocupar com a qualidade de suas fotos. Não precisa ter uma excelente câmera, um celular com uma qualidade razoável já faz um bom trabalho. O importante é que suas fotos estejam nítidas, mostre o produto em detalhes, e também no contexto. Não deixe seu Feed cansativo de ver, lembre-se que o Instagram é puro visual. Imagine que você faça bolsas de crochê, e cria um perfil para divulgar o seu trabalho,
daí você posta as fotos somente das suas bolsas.
Agora imagina um perfil onde também é divulgado bolsas de crochê, só que no Feed desse perfil, as postagens são mescladas, ou seja, tem fotos somente das bolsas, mas também tem fotos das bolsas inseridas em um contexto. Como por exemplo,
uma pessoa com um look que combine com a bolsa. Se a bolsa for de praia, fotos da bolsa sendo usada na praia. Você precisa criar na mente daquela cliente um cenário, um ambiente, uma situação, enfim, ela precisa se imaginar naquele contexto, usando o seu produto.
Prefira sempre a luz natural para tirar suas fotos, e por falar em luz, as fotos claras são as que mais fazem sucesso em redes sociais. As fotos do seu produto, por si mesmas e em uso, são alguns dos mais importantes esforços de merchandising e marketing que você faz para a sua marca on-line. Como os consumidores não podem tocar ou ver seu produto pessoalmente, a fotografia do produto deve resolver o problema.
Sexta dica, tenha consistência.
Nada adianta você criar o seu perfil e não movimenta-lo.
Se você postar hoje e postar só daqui dois, três dias, você não será visto e os resultados não virão. Então crie uma consistência, crie uma persistência, você pode ate criar uma agenda dos seus conteúdos, para que você atinja o maior número de pessoas possível. Quando o mecanismo do Instagram entende que o seu perfil é ativo, gera conteúdos, gera engajamento, ele mostra suas postagens para mais pessoas e sucessivamente. Ou seja, quanto mais ativo você manter o seu Feed, mas o seu perfil cresce, e com isso as possibilidades de venda.
Setima dica, escolhas suas Hashtags.
Aquelas que estão relacionadas a um nicho que você atua. Elas são extremamente importantes para ser encontrado no Instagram. Muita gente que ainda não conhece a sua marca, não fará a busca pelo seu nome, mas sim pelas Hashtags. Então não as deixe de fora de nenhuma postagem. Pense nas Hashtags que as pessoas digitariam ao buscar um produto que você faz, por exemplo, se você faz amigurumis, utilize Hashtags como #amigurumi #bichinhosdecroche, ou seja, o que você como cliente, colocaria para buscar um produto. Pesquise no Instagram, nos perfis que você admira e você já terá uma boa ideia de quais Hashtags você pode usar, crie também as suas próprias Hashtags e sempre inclua nas suas postagens.
Bom, espero que essas dicas possam te ajudar. E se você quiser se aprofundar mais nesse assunto e em como alcançar resultados incríveis através do Instagram, sugiro que conheça o treinamento Como Vender Artesanato Usando o Pinterest e Instagram. Nele você vai aprender todas as técnicas e conhecer o poder destas duas plataformas trabalhando juntas pelo seu negócio.
" Daqui um ano você vai desejar ter começado hoje. Então vá em busca de seus objetivos agora!"
Te desejo sucesso!
0 Comentários