Vender pelo Facebook - Não cometa estes 5 erros!



Tá difícil fazer vendas do seu artesanato pelo Facebook?
As vendas estão devagar ou não está tendo nenhuma venda?
Será que por acaso você está cometendo algum dos cinco erros que eu vou te mostrar agora? Leia até o final e descubra.
Esse assunto é um pouquinho polêmico mas é muito importante para o sucesso da sua carreira artesanal. Vou te mostrar quais são os cinco principais erros que podem matar e enterrar as vendas dos seus maravilhosos produtos artesanais no Facebook. 

Então vamos ao que interessa!




Erro número 1:
Usar o seu perfil pessoal no Facebook querendo vender e divulgar os seus produtos. O perfil pessoal não é o lugar onde você deve mostrar o seu trabalho, onde você deve fazer a sua divulgação ou seu marketing. O lugar correto seria em uma Fanpage, uma página do Facebook. O Facebook proíbe essa prática, nós não podemos utilizar o nosso perfil pessoal para fins comerciais.
Você corre grande risco da sua conta, seu perfil pessoal ser bloqueado. Lembrando que você poderá compartilhar em seu perfil pessoal, posts da sua Fanpage, isso é permitido. Quando você utiliza uma Fanpage, isso demonstra muito mais profissionalismo da sua parte. Em uma Fanpage você terá a possibilidade de acompanhar como estão as suas publicações, qual está sendo o alcance, todos aqueles dados, os resultados que o Facebook mostra somente na Fanpage, poderá te ajudar muito. E o melhor de tudo, é que através de uma Fanpage é possível criar anúncios e impulsionar as publicações. São excelentes recurso quando bem utilizados.





Erro número 2:

É utilizar uma logomarca ou mascote naquela foto de perfil da Fanpage. O que nós precisamos ter em mente quando nós estamos trabalhando com o Facebook, é que o Facebook é uma rede social e o objetivo da rede social é para as pessoas interagirem. Logo as pessoas estão lá no Facebook para interagir com pessoas e não com as marcas. Se você utilizar a logomarca ou uma mascote ali naquele local específico para a foto da sua Fanpage, torna muito mais impessoal o seu trabalho. E pra corrigir tornando mais pessoal e
mais agradável sua Fanpage, o correto é você utilizar uma foto bem alegre, bem sorridente de preferência em que você esteja segurando um dos seus trabalhos mostrando todo aquele seu entusiasmo e felicidade. Isso faz com que as pessoas se identifique muito mais e crie muito mais afinidade com você. Apesar de você estar gerenciando um negócio criativo, uma empresa, por trás dessa empresa existe uma pessoa, uma artesã. E é justamente o rosto dessa pessoa, dessa artesã, que precisa sobressair. A sua persona, ou seja, a sua cliente, ela vai sentir muito mais liberdade e muito mais segurança na hora de interagir, se ela estiver se relacionando com uma pessoa, com uma artesã. Não quero dizer com isso, que ter uma logo marca e algo ruim, de maneira nenhuma, muito pelo contrário, isso pode demonstrar ainda mais profissionalismo. Porem. você pode coloca-la na arte da capa de sua página.



Erro número 3:

Falta de foco.
É aquela artesã que quer fazer de um tudo e para todos, quer atender e agradar todo mundo, e a gente sabe que isso não é possível. O ideal é manter o foco, quanto mais específico melhor. Então, a primeira coisa que você vai precisar definir é quem você vai atender, quem vai ser a sua persona, o seu público alvo, o seu futuro cliente. Porque você precisa interagir com essa persona,
e para você interagir  muito bem com essa pessoa, você precisa conhecer quem é, quais são as angústias, as dores, as necessidades, e como você vai poder ajudar, para criar esse vínculo de confiança e intimidade com a sua persona, seu futuro cliente.
Se você conseguir conciliar duas técnicas ou dois tipos de produtos para a mesma persona, maravilha. Mas se não, se fica difícil, procure pelo menos no começo definir um nicho bem específico, uma linha de produto bem específica, que vai atender aquela persona que você já definiu. 
Por exemplo, você deseja trabalhar com crochê para o público infantil, então você terá um leque de opções, brinquedos como amigurumis, roupinhas e sapatinhos, mantas, objetos decorativos como cestos, puffs, almofadas e etc. Quem e o punlico alvo destes produtos? Mamães, gestantes, pessoas com sobrinhos, netos e etc. Quando você é específico no nicho que deseja atuar, não mistura os nichos, isso deixa o seu negócio muito mais organizado e com propósito definido. 
Você tem mais chance de desenvolver um relacionamento com a persona especifica, com o público alvo especifico, quando você define bem, qual é o seu nicho. Existem artesãos que trabalham com o micro nicho, ou seja, dentro do nicho infantil, trabalham com o micro nicho como o amigurumis por exemplo, e procuram ser o melhor naquilo que faz. Outros no nicho de moda, trabalham somente com o micro nicho de acessórios como bolsas por exemplo, e fazem as melhores e mais lindas bolsas. Outros no nicho de decoração, trabalham somente com o micro nicho de tapetes, outros somente com biquínis e maiôs e etc. São nichos diferentes, e mistura-los pode não ser muito adequado. Mas, independente do nicho ou micro nicho que você escolher, o mais importante é você se dedicar e fazer o seu melhor. Como diz o ditado: "A prática leva à perfeição". 

  

Erro número 4:

É o artesão simplesmente divulgar o seu produto e o preço desse produto. Isso não está certo, isso é terrível. O Facebook não é uma loja virtual. Longe disso, como já havia dito é uma rede social, um local onde pessoas vão para interagir, se distrair, trocar suas experiências, criar vínculos. Antes de concretizar a venda, você precisa atrair aquela persona, aquele cliente ideal para o seu produto, depois você precisa se relacionar, criar uma afinidade, um vínculo de confiança, para então vender. De fato não vai funcionar muito bem colocar foto de produto com descrição e preço do produto, isso não vai fazer o seu produto se vender, o produto não vai vender sozinho, existe todo um trabalho prévio à venda. No próprio Facebook existem bazares, desapega, grupos e etc. Enfim, muitos lugares que pessoas usam como ferramentas para venderem suas peças. Mas estamos falando de construir o seu negócio de forma profissional, de modo que você seja respeitado valorizado e reconhecido dentro do seu nicho de atuação, e consequentemente realizar vendas recorrentes. Lembre-se sempre, demonstrar ansiedade pela venda, só vai repelir os seus potenciais clientes ao invés de atrai-los.



Erro numero 5: 

Troca de curtida entre artesãs.
Eu sei que no fundo, existe toda uma questão de solidariedade entre as artesãs, uma querer ajudar a outra, levantar a página da outra. Isso e legal! Mas vamos lá, vamos analisar friamente essa situação, troca de curtidas nada mais é do que uma artesã divulgar a sua página e as outras artesãs irem lá e curtir e vice-versa, vai fazendo disso uma bola de neve, uma vai curtindo a página da outra.
E conclusão da história, na sua Fanpage terá clientes? 
A persona que você idealizou? Não. Terá artesãs. E você há de concordar que, dificilmente a artesã vai comprar produto artesanal de outra colega. Então se você fizer isso, você vai estar colecionando curtidas, mas não vai ter qualidade e aí não adianta. Claro que não tem problema algum uma artesã curtir a pagina ou a publicação da outra, o problema está em achar que isso vai te ajudar a vender.  Você não precisa de números na sua página, você precisa de qualidade, você precisa atrair aquele cliente que de fato vai comprar a sua peça.



Fato é que, o Facebook é uma mina de ouro, para quem sabe usa-lo da forma certa, mas isso é assunto para um próximo artigo, pois esse já ficou extenso demais. Mas não cometer esses erros, já vai te ajudar e muito.

Agora, se você esta perdida por ser uma completa iniciante, não entenda nada de marketing, não tem feito vendas ou vendido pouco e precisa com urgência de uma capacitação, eu sugiro que conheça o treinamento Facebook Para Artesanato, nele você vai aprender de forma completa as técnicas psicológicas de marketing para fazer qualquer pessoa dizer sim para suas peças de artesanato. 


Espero que estas dicas tenham te ajudado!

Te desejo muito sucesso e excelentes vendas! 



https://app.monetizze.com.br/r/AAB4221580


Postar um comentário

0 Comentários